11/03/2012

Yu Yu Hakusho (1ª parte)


   Confesso que fiquei na dúvida sobre qual anime escrever. Por fim, decidi por Yuyu Hakusho, já que na minha opinião não lhe foi dada a devida atenção.

      O anime Yuyu Hakusho foi produzido depois do grande sucesso na consagrada revista semanal de mangá, Shonen Jump, em 1991. O mangá teve 19 volumes. O anime ficou no ar até 7 de janeiro de 1996 no Japão.

      Aqui, começou a ser exibida em meados de 1997 pela extinta Rede Manchete, sendo depois de uma década exibido pelos canais fechados Cartoon Network e Animax. Yuyu Hakusho foi criado pelo genial Yoshihiro Togashi, criador também de Hunter x Hunter, em 1992.


A trama


      Yusuke Urameshi era um adolescente comum de 14 anos, um tanto quanto deliquente e meio burro, com um mãe alcoólatra e nenhum pouco responsável, que vivia arrumando briga com todos pois tinha a fama de ser o mais forte.

      Por essas e outras, arranja um inimigo (que depois vira seu melhor amigo), Kuwabara, que tinha como idéia fixa vencê-lo numa luta justa.

      Num belo dia, Yusuke acaba sendo atropelado no lugar de uma criança que salvara de virar pizza da asfalto e morre, o que não deveria ter acontecido, pois sua morte não era prevista. Então, por infinita bondade (bondade que nada, estavam precisando de detetives espirituais) concedem outra chance à ele. É assim que começa a trama...

Morte e primeira missão

"Não conheci o outro mundo por querer!!!"

      Yusuke Urameshi era odiado pelos professores e temido pelo corpo discente. Por isso, cabulava aula sempre que podia.

      Numa dessas escapadelas, Yusuke vê um garotinho prestes a ser atropelado, e sem pensar se joga na frente do carro para salvar o menino. E morre.

      O personagem principal morreu, e agora? Yuyu Hakusho vai bater o recorde de anime mais curto do mundo? Nops... na verdade é aí que a estória começa.

      Sua morte não era esperada no plano espiritual, já que seu nome não constava no livro dos mortos. Sendo assim, foi dada mais uma chance à ele.
   
      Mas poxa, que fácil. Morreu e já vai voltar? Quando a esmola é demais, o santo desconfia... para voltar ele teria que praticar várias boas ações (pois tinha ganho um ovo espiritual, que chocaria um monstro devorador caso praticasse más ações) e ainda se passasse, teria que se tornar um detetive espiritual, cuja missão seria defender a humanidade de qualquer entidade maligna.

      Yusuke passa com louvor no teste (sempre tem uma primeira vez pra tudo, ne?) e torna-se o mais novo detetive espiritual e conta com sua ajudante, Botan. Sua primiera missão seria recuperar três artefatos roubados do mundo espiritual dos ladrões Gouki, Kurama e Hiei. O primeiro a ser derrotado foi Gouki, um devorador de espíritos, do qual foi recuperada a bola Gaki.

      O segundo da fila foi o bonitão Kurama (arrasa corações!!!), que na verdade só queria salvar a mãe, que se encontrava com o pé na cova.

      E pra finalizar, detonou o Hiei, que virou um demônio (dá-lhe colírio para tanto olho) e ainda quis transformar Keiko, a amiga colorida quase namorada de Yusuke, que raptara, em demônio também. Botan gastou suas energias para mantê-la humana enquanto Yusuke derrotava Hiei com um golpe de sorte absurdo.

Treinamento com a Mestra Genkai

      O detetive recebe sua segunda missão, participar do torneio pela doutrina secreta da mestra Genkai e ganhar para evitar que um demônio, Randou, roubasse a técnica.

      Para distrair o meio de campo, temos Kuwabara (o alívio cômico da série), que entrou no torneio para auto-afirmação, e para mais uma vez, competir com Urameshi, do qual se tornara o melhor amigo/rival, depois que ele ressucitou.

      Quase no fim do torneio, Randou revela sua identidade, pois estava até então disfarçado de um fracote chamado Shorin. É claro, que ele só faz isso depois de lutar com Kuwabara que, por sinal, quase mata.

      Yusuke, ultrajado com a crueldade do inimigo, vence-o com a própria técnica de Randou.

      Como ganhou o torneio, o detetive tornou-se pupilo de Genkai, e com ela aprimorou sua aura espiritual, o Rei-Ki, e desenvolveu seu Reigan (atinge um único inimigo) e o Shotgun (atinge vários inimigos ao mesmo tempo).

Rebelião dos monstros na cidade do além

      Mesmo não tendo completado seu treinamento, Yusuke é enviado para acabar com a rebelião iniciada pelos monstros da cidade do além, que queriam invadir o mundo dos vivos.

      Mais uma vez, o detetive foi acompanhado de seu fiel companheiro (não é um cachorro, não) Kuwabara, que decidiu ajudar e mostrar sua bravura (ele tem sérios problemas de afirmação). Para ajudar a dupla, foram enviados Kurama e Hiei, que estavam em condicional pelos crimes cometidos anteriormente.

      Enfrentaram quatro montros: Genbu (derrotado por Kurama), Byakko (derrotado por Kuwabara), Seiryu (derrotado por Hiei) e Suzako, líder da rebelião (derrotado vergonhosamente por Yusuke).


O resgate de Yukina

      A cada luta, Yusuke e Kuwabara adquiriam mais experiência e por consequência mais força. Mas, mesmo assim, Yusuke ainda tinha muito o que aprender.

      O detetive é enviado à sua quarta missão, resgatar Yukina, mantida prisioneira na mansão do comerciante de jóias Gonzo Tarukame, que só estava interessado nas lágrimas de Yukina, uma vez que se tornavam pérolas assim que eram derramadas.

      O detetive foi acompanhado de sua ajudante, Botan (de Deusa da Morte à ajudante, que decadência), e seu melhor amigo, Kuwabara. Juntos, derrotaram os demônios da organização fantasma, até chegarem aos irmãos Toguro. O mais velho, era mirrado e tinha poderes morfadores (foi vencido por Kuwabara e Yusuke), e o mais novo era um guarda-roupa só (qualquer semelhança com o Schwarzenegger não é mera coincidência). Mesmo não se empenhando muito na luta, Toguro (novo) só foi derrotado por Kuwabara e Yusuke porque, uniram seus poderes.

      Mas, como já era de se esperar, nada acaba ali. Tem que ter uma enrolação, senão, não tem graça. Sendo assim, os irmãos Toguro não morreram, só estavam verificando a força dos oponentes à mando do milionário Sr. Sakyo.

      O detetive foi procurado por Toguro (novo), que lhe deu uma surra e comunicou que ele, Kuwabara, Kurama e Hiei participariam do Torneio das Trevas como o time Urameshi.

      Yusuke procura Genkai para terminar seu treinamento e Kuwabara é treinado por Kurama e Hiei.
O Torneio das Trevas
      Essa, sem dúvida alguma, é minha parte preferida de todo o anime ^^.  No caminho ao torneio, Yusuke cai exausto e adormece, e permanece assim até a quarta luta de sua equipe.

      O seu primeiro adversário foi Tiyu, que só conseguia usar sua técnicas quando estava embriagado. Não sei se vocês sabem, mas derrubar um bêbado é mais difícil do que derrubar uma pessoa em seu estado normal, pois este se encontra anestesiado e por isso não sente tanta dor. Por isso, Yusuke teve que usar 95% de sua força. Acaba por ganhar e, classifica o time Urameshi para a próxima luta.

      As lutas continuam, o time Urameshi vai ganhando. Genkai passa a bola espiritual para Urameshi, que fica mais poderoso. Começa a luta com o time Toguro.

Genkai se confronta com Toguro e morre.

      É a vez de Kurama lutar. Ele enfrenta o terrível Karasu, um viadinho que o ama e pretende matá-lo já que ele costuma matar tudo que ama, e fica em desvantagem até conseguir se transformar em Youko Kurama. Sua transformação acaba (ela tem tempo limitado) e Karasu ainda está vivo e, agora, domina a luta. Kurama fica mais de 10 segundos no chão, depois invoca uma planta sugadora de sangue, matando-o. Mas mesmo assim, perde a luta pro defunto. Placar Time Toguro 1X0 Time Urameshi.

      A segunda luta é entre Hiei e Bui. Hiei escapa facilmente dos ataques de Bui, até que o mesmo retira sua armadura e mostra seu verdadeiro poder. Hiei, então, usa seu Dragão Negro que lhe é devolvido numa tentativa inútil de matá-lo. O tiro sai pela culatra, Hiei fica mais forte e massacra Bui.

      É a vez de Kuwabara contra Togura Ani (irmãozinho do Toguro que mais parece um boneco no ombro dele). Sempre que Kuwabara o ataca, o Togurinho (por assim dizer) se regenera. Ele fica se gabando dizendo que Kuwabara nunca conseguirá matá-lo pois, para isso, teria que achar seu coração e destruí-lo. Mas como ele consegue trocar o local de seus órgãos internos com facilidade extrema fica quase impossível. Kuwabara colocando seus miolos para funcionar, o que é extremamente raro, muda a forma da Espada Experimental para poder assim atacar o corpo todo de uma só vez. Toguro Ani é destruído. É como dizem...as flores tem que ser de cerejeira, o homem tem que ser Kuwabara.

      Finalmente chega o confronto mais esperado, Toguro Ottoto (o que parece o exterminador do Futuro) e Yusuke Urameshi. Toguro ataca Yusuke com 80% de seu poder (ele adora falar isso), mas Yusuke reage com seu Reigun. Toguro resiste mas decide usar 100% de sua força pra superar a força de Yusuke. Genkai reencarna em Piu e ordena que Toguro mate Kuwabara pois só assim Yusuke libertará seu poder. Toguro obedece. Yusuke fica indignado e manifesta todo poder do Reikohadouken e, depois mata Toguro com seu poderossímo Reigun.

      O Sr. Sakyo destrói a arena de luta, dando início para a próxima aventura.

(continua...) 

por Lita

0 comentários: