13/04/2012

CRONICAS DA NERV: “SEXTA-FEIRA 13- DIA DE AZAR E ANIVERSARIO DO JASON VORHEES”

Eita saudade arretada!!   Desculpa  ae a ausencia  mas este servo passou   10 dias maravilhosos no Rio Grande do Norte , pro feriadão de Páscoa e rever  a parentada  potiguar na terra do Sol escaldante e belissimas dunas e praias....to de volta  revigorado  pra redigir mais uma crônica, que será dividida em duas etapas:  DIA DE AZAR? PORQUE? E  FRIDAY THE 13 a série de terror mais rentavel do cinema.

Há duas coisas  que se pensa  de imediato quando se  fala em sexta-feira 13: uma delas é  o fato de ser um dia de azar e dae envolve um embalo de superstições  e estórias  em diversas regiões do Mundo e do nosso pais ; e a outra a cinessérie americana criada em 1980. Em homenagem a ambas, vamos desmitificar o fato e uma análise pericial de minha parte  sobre a cinessérie  FRIDAY THE 13, JÁ QUE SOU MUITO FÃ; o assunto é tão extenso que dividirei em duas  etapas ; segue abaixo a primeira parte.

PORQUE  DIA DE AZAR?
Pesquisando no  “pai dos burros” da  internet, muita bobagem  de inicio  e algumas coisas bem curiosas a respeito, veja  essa descrição que  achei  na revista  “MUNDO ESTRANHO”:  

Tudo indica que essa crendice vem de duas lendas da mitologia nórdica. De acordo com a primeira delas, houve, no Valhalla - a morada celestial das divindades -, um banquete para 12 convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbolo do azar. A segunda lenda é protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, "sexta-feira" em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha.

Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade. Da Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Última Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo - que aconteceu numa sexta-feira. No Antigo Testamento judaico, inclusive, a sexta-feira já era um dia problemático desde os primeiros seres humanos. Eva teria oferecido a maçã a Adão numa sexta-feira e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana

Em Portugal, muitas cidades e vilas celebram a Sexta-feira 13. A maior festa acontece no castelo de Montalegre, Trás-os-Montes. Em Montalegre, todas as sextas-feiras 13 há uma grande festa, onde não faltam as bruxas, os bruxos, feitiços, teatro e a famosa queimada.

Na vila de Vinhais, na aldeia de Cidões, também se festeja a sexta-feira 13. Nesta festa, as pessoas reúnem-se à volta de uma grande fogueira. Há também um banquete com produtos locais.

Em Cavalinhos, Leiria, as mulheres juntam-se num encontro onde os homens não podem participar. A noite é das mulheres, que aproveitam para passarem uma noite com muita adrenalina à mistura.Noutras cidades portuguesas, como Braga, Loulé ou Porto, a sexta-feira 13 é celebrada com muita animação e com muitas bruxas à mistura.



ALGUMAS CRENDICES:

Cruzar com gato preto traz má sorte: uma das superstições mais conhecidas é a do gato de pelagem negra, foi durante a idade média, as pessoas acreditavam que as bruxas podiam se transformavam em animais, no nosso caso, o gato preto. Por esse motivo reza a lenda que diz que se você cruzar com gato preto na rua é azar.

 Espelhos: outra crendice popular bastante conhecida é aquela que fala que a pessoa que quebrar um espelho terá sete anos de azar, na Grécia Antiga, inventou-se a catoptromancia, um precursor da bola de cristal. Era utilizada uma tigela de louça com um pouco de água para que pudesse refletir a imagem do indivíduo que desejava saber sobre sua sorte, se no processo caísse a tigela ou quebrasse, significaria que a pessoa teria azar a partir dali ou poderia até morrer.
Mais tarde este método fora adotado pelos romanos que lhe atribuíram a duração de sete anos, pois acreditavam que era o período necessário para se começar um novo ciclo vital do ser humano.

OPINIÃO PESSOAL  DESTE SERVO: 
ACREDITA QUEM QUISER!!! POR UM LADO É MUITO POSITIVO PRO TURISMO REGIONAL.

O  SER HUMANO ADORA  FANTASIAR, VIVER O IMAGINÁRIO, SAIR DA ROTINA, PLANO ETÉRICO, FAZER A TRANSIÇÃO ENTRE REALIDADE E FANTASIA... BRAIN STOKER  E  DRACULA MELHORARAM A ECONOMIA DOS CARPATOS NA ROMENIA, TRANSFORMANDO  A VERDADEIRA HISTÓRIA DO PRINCIPE  CANIBAL VLAD,” O IMPALADOR”  EM VAMPIRISMO, ENTRE ESSA E VÁRIAS OUTRAS CRENDICES E POR MAIS CÉTICOS QUE MUITAS PESSOAS SEJAM, EM ALGUM INSTANTE DE SUAS VIDAS PODEMOS  VIVENCIAR  O IMAGINÁRIO  OU OUVIR FALAR  DE ALGUM CONTO OU LENDA E ISSO SE ESPALHAR RAPIDAMENTE. O LADO RUIM SERIA  CRER PIAMENTE  ,NAS  VARIAS CRENÇAS E HISTÓRIAS DO MUNDO , ATÉ MESMO A MAIOR DELAS SOBRE O FILHO DE DEUS, POIS NUNCA  HOUVE  O REAL CONCRETISMO NEM UMA VERDADE ABSOLUTA, DEVENDO HAVER UM  EQUILIBRIO ENTRE O ABSTRATO E O CONCRETO;  SER FUNDAMENTALISTA SOBRE UMA VERDADE , CRENÇA OU FATO; NÃO É RESPEITOSO POR  DESCONSIDERAR  OUTRAS VERDADES, CONTOS E  FATOS E A PARTIR DISSO GERA  OS CONFLITOS ENTRE OS SERES HUMANOS ...  SEJAM ESTES DE MENOR OU MAIOR GRAU.

MORAL DA ESTÓRIA:  RELAXE  E GOZE , CREIA NO QUE QUISER , PORQUE  OS GREGOS E ROMANOS CRIARAM A  DEMOCRACIA PRA ISSO MESMO ... EM BREVE  A PARTE 2 SOBRE FRIDAY THE 13- A CINESSÉRIE DE TERROR MAIS LONGEVA DO CINEMA.

ALEXANDRE  RODRIGUES PAMPLONA “SHINJI”, pesquisa, escreve esta  crônica  com toda boa vontade, para que vc leitor  do blog Animelan, fique sempre atento  com informações quentíssimas. 

0 comentários: